VOCÊ SABIA QUE O CROCHÊ É TERAPÊUTICO?
❤ Quanto mais faço crochê, mais aprendo sobre o quanto ele é importante para minha saúde, minha mente, e também para meu bolso! Verdade.
Há algum tempo já venho pesquisando sobre terapias que nos ajudam a sermos menos ansiosos, mais calmos, mais pacientes e nos mantermos mentalmente saudáveis. E pasmem, uma das maneiras mais apontadas pelos profissionais de saúde mental são as atividades manuais e dentre elas, claro, o crochê.
Quanto mais envelhecemos, mais somos desafiados a praticar atividades para mantermos um estilo de vida normal, com qualidade de vida.
Assim, o crochê é terapêutico por diversas razões, olhem isso:
❣O crochê nos desafia a afiar nossas habilidades matemáticas. Na maioria das vezes não percebemos o quanto a matemática está envolvida no crochê, e nas diversas receitas que executamos. Desde os cálculos de quantidade de lãs e linhas, números de pontos e carreiras e até a própria espessura da agulha, além é claro dos cálculos para adaptação das receitas aos tamanhos que desejamos produzir, fazemos o cérebro trabalhar “matematicamente” enquanto crochetamos. Lembremo-nos sempre que um cérebro ativo é mais feliz!
❣A depressão é, atualmente, considerada a doença do século. E por experiência própria (sem nenhuma alegação médica), digo que o crochê me ajudou consideravelmente a superar meus próprios limites, e não me afundar num buraco sem fundo. A realização de pequenas peças (produzidas rapidamente) foi me trazendo uma sensação de “eu posso”, e isso, para quem tem depressão, já é um grande passo!
❣Você pode inspirar muitas pessoas a fazerem crochê também. Muitas vezes, quando estou aguardando uma consulta médica ou em qualquer lugar que tenha que esperar por um tempo, faço crochê, e incrivelmente as pessoas à volta tornam-se interessadas no que estou fazendo. Fazem perguntas e trocam ideias. Algumas até pedem para anotar a receita (igual receita culinária!). Então, você também pode inspirar pessoas!

❣Outro lado bastante interessante do crochê é a troca de experiências com outros crocheteiros. Trás um sentimento caloroso e de cumplicidade. É um estímulo muito grande trocar ideias sobre receitas, fios e projetos. São momentos de entusiasmo e empolgação quando você pode se expressar com pessoas que pensam como você. Só um crocheteiro apaixonado pode compreender a emoção de descobrir um novo fio ou a criação de uma nova receita. Vamos trocar ideias?
❣Esse compartilhamento de ideias, receitas.... é uma troca de amor, uma doação. Cada projeto que você pode compartilhar com outros é um ato de doação. Muitas vezes ficamos a procura de receitas ou informações sobre como fazer tal ou tal projeto, e aí alguém lhe estende a mão.... isso é gratificante.... dando e recebendo.
❣Como disse anteriormente, à medida que a idade vai avançando, nossas articulações começam a endurecer e muitas doenças como a artrite resolvem se instalar tornam-se algo bastante indesejável. O crochê realmente ajuda a aliviar a dor e a rigidez dos dedos e mãos, claro que, feito sem exagero! Minha mãe, de 73 anos, faz pelo menos uma hora de crochê por dia, e isso, segundo ela “é a terapia dos deuses”.
❣E a sensação de realização que o crochê nos trás?!?! Isso é algo incrível, desde a idealização da peça até finalmente ver a peça pronta, e principalmente os elogios que recebemos de nossos clientes e amigos, não há emoção igual. Essa sensação de realização, até mesmo com pequenas coisas, libera hormônios de satisfação plena. E o que é a vida senão feita de pequenos momentos de felicidade!
❣A relação entre fazer crochê e a redução da ansiedade foi analisada por um estudo feito pela Sociedade Americana de Aconselhamento (American Counseling Association). O crochê pode ajudar muito quem sofre de ansiedade.
A arte de crochetar ajuda de infinitas formas a reduzir a ansiedade, principalmente porque mantém suas mãos ocupadas e sua mente focada. A mente focada no crochê tira o foco dos pensamentos repetitivos causados pelo processo de ansiedade, e trás momentos de calma mental.
❣Em momentos de alto estresse, e isso eu sou prova, uma atividade como crochê têm um efeito relaxante, quase meditativo.
E com você: como o crochê tem sido terapêutico em sua vida? Deixe aqui nos comentários sua experiência. Pode ajudar a muitas outras pessoas!
❤Nos vemos em breve! ❤
