Buscar

PARE DE “VENDER CROCHÊ” PARA VOCÊ “VENDER CROCHÊ” – TENHA UM NEGÓCIO DE SUCESSO!

Na verdade a maioria de nós, crocheteiras, comercializamos nosso crochê. Basta observar nossas contas em facebook, pinterest, instagram, twitter... todas anunciadas para o mundo ver. Mas isso é o suficiente?

Quando lhe perguntam o que você faz, você diz “eu vendo crochê!”, não é? Ou eu “tenho um pequeno negócio de crochê online.” E possivelmente você vende algumas peças, mas talvez não venda tanto quanto gostaria.


Sabe por quê? Simplesmente porque você “não vende crochê”. Crochê é uma técnica e não um produto. Já parou para pensar nisso?




Olha a definição de crochê no dicionário online:


crochê / ˈkrəʊʃeɪ; -ʃɪ / verbo 1. para fazer (uma peça de agulha, uma peça de vestuário, etc) por looping e entrelaçando fios com uma forma de gancho da agulha ( crochet gancho ) substantivo 2. trabalho feito por Crochet


Dizer que “vende crochê” ou “trabalhos feitos em crochê” é muito abstrato. Não traduz nada específico. Não dá a devida noção do que você vende.

Ninguém fala por aí “eu vendo costura” ou “eu vendo pintura”.


Ao invés disso, olhe como soa melhor uma descrição mais específica:

- Vendo colares feitos à mão para mulheres que adoram acessórios.”

- Vendo pantufas de tecido forradas com veludo para descansar os pés.”

- Vendo puffs artesanais feitos com madeira de demolição revestidos de tecido impermeável.”


Quando nos referimos ao nosso produto apenas como “crochê”, não esclarecemos aos nossos clientes o que de fato estamos vendendo, simplesmente os deixamos sem essa noção, e confusos não compram.


Observe que quem procura artigos de crochê, não procura crochê. É muito provável até que o cliente não saiba nem a diferença entre crochê e tricô.


A grande maioria dos nossos clientes em potencial, ao invés de procurar por crochê, procura por algo específico “poncho de lã feito à mão”, ou talvez “manta de bebê feita à mão”, ou ainda “bichinho de pelúcia feito à mão”. Esses clientes não digitam nos mecanismos de pesquisa apenas “crochê”.

Muito pelo contrário, ele procura exatamente o que deseja “biquíni feito à mão”.


Assim, para ter sucesso em seu negócio de “crochê”, aprender a falar a linguagem do seu potencial comprador é imprescindível.


Quando pararmos de dizer que “vendemos crochê” e formos muito específicos no que vendemos, com toda certeza nosso comprador começará a nos notar!

Mude a linguagem que descreve o seu negócio e tudo muda também.

Recentemente, li um artigo que falava sobre como descrever melhor seu negócio e chamou-me a atenção a seguinte afirmativa de uma das entrevistadas: “após falar a língua dos compradores minha loja abandonada passou a ser uma loja muito movimentada. Meus seguidores nas redes sociais começaram a crescer, assim como minhas vendas.”


E agora? O que fazer?

Mãos à obra: veja se você tem falado a língua dos seus compradores, e se não tem feito isso, comece já, pois um novo mundo se abrirá para você!


A LINGUA DOS SEUS POTENCIAIS COMPRADORES





Crie um slogan, uma frase, um pequeno texto que diga aos compradores exatamente o que você vende. Mas, antes disso, encontre o seu nicho de venda. O que será? Sousplat, Amigurumi, Acessórios, Biquinis e Acessórios de praia, Bolsas... É muito importante reduzir suas peças a um nicho específico. Atingir exatamente um público específico.


Aprenda a utilizar argumentos específicos de venda para atrair seu cliente. Por exemplo: “Vendo bichinhos feito em crochê para decorar berços de bebês. Eles misturam cores e formatos que atraem a atenção da criança, e são feitos com materiais hipoalergenicos. Também ofereço a opção de personalizar a peça com as cores que você deseja e que combinem com o quarto do bebê. “

Gente, isso é tão importante para o cliente e para você, vendedor, porque o cliente sairá com produto de acordo com as suas expectativas.

E vejam como é muito mais atraente do que “vendo bichos de crochê”.


Usar descrições completas e detalhadas geralmente satisfazem bastante o cliente. Caso você venda “cachecol de crochê”, que tal você vender “ cachecol feito à mão com uma lã tão macia que você vai adorar a sensação na sua pele. O tamanho é perfeito para dar várias voltas e proteger do frio. Essa lã é quente o suficiente para o mais profundo inverno e tem uma enorme variedade de cores para combinar com todos os seus looks. Esse cachecol não pode faltar no seu guarda-roupas” – Percebem a diferença?


O título de seus posts e anúncios também deve estar de acordo com o que o seu cliente irá pesquisar. É importantíssimo que você faça uma pesquisa detalhada sobre palavras-chaves para escolhas criteriosamente de maneira que o seu potencial comprador ache você! O próprio Google, ou Google Adwords, ou até sites específicos oferecem mecanismos de busca de palavras chaves. Abuse deles!


Nas redes sociais, usar hashtags segue a mesma dica das palavras chaves. Não esqueça que seu comprador ao fazer busca irá proceder da mesma maneira. Ele vai procurar exatamente o ele quer encontrar.

É muito comum vermos crocheteiras copiando palavras chaves de outras crocheteiras de mais sucesso, ao invés de procurar o que o cliente procuraria. Isso é um tremendo erro, porque os outros crocheteiros não são seu público alvo.

Interessante seria fazer uma pesquisa no Instagram fingindo ser o seu comprador e veja o que encontra.

E se isso for complicado para você, ainda existem pessoas que oferecem ajuda e orientação para essas pesquisas, são os coaching de mercado alvo.


Por fim, isso tudo significa que você precisa especificar seu nicho e achar seu mercado alvo. Descubra o que o seu cliente está procurando e como ele está procurando. Use a linguagem do seu comprador e você oferecerá exatamente o que ele procura.

Mostre ao mundo sua verdadeira arte, aquelas peças especiais que você tem a oferecer, e não simplesmente “venda crochê”.


“Mude o seu mundo e tudo mudará a sua volta.”

Vá em frente, experimente e conte-me o que lhe aconteceu. Quero ouvir sua história!


❤Nos vemos em breve!❤



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

*Seja um membro! Acesso a conteúdo exclusivo e muitas novidades!*